IRMÃOS REDENTORISTAS

Missão do Irmão Redentorista

São Geraldo foi um homem profundamente encarnado e sensível aos problemas de seu povo. Sua saúde frágil não o impediu de exercer a caridade fraterna e testemunhar com a própria vida o efeito do amor que sentia por Jesus Cristo, expressado em seu zelo pelo Santíssimo Sacramento, também traduzido no cuidado para com os pobres e doentes.
Sua obediência a regra e aos superiores, nos quais via a vontade de Deus, não limitou a sua ação em favor dos empobrecidos por quem não media sacrifício. Dotado de uma mística que, às vezes, o deixava extasiado, o Santo Irmão uniu a contemplação e a ação fazendo de sua vida uma constante doação. A caridade exercida por Geraldo era carregada de profetismo, já que questionava e desinstalava a sua própria comunidade.
Hoje o Irmão continua presente na Congregação Redentorista, tendo como inspiração a figura de Geraldo Magela e enfrenta novos desafios que não são menores que os do tempo de Geraldo. Em um mundo cada vez mais competitivo e secularizado, onde se busca o sucesso pessoal, o Irmão Redentorista é chamado a ser testemunho de simplicidade e fraternidade. Inserido nas mais variadas realidades da vida eclesial e social, o Irmão é chamado a exercer a profecia da esperança e da perseverança. Para dar uma resposta de forma consciente e efetiva à nova realidade, este precisa estar sempre aberto ao crescimento, se reciclando sempre intelectual e espiritualmente, cultivando a vida de Oração e resgatando o sentido de sua escolha vocacional . Sua missão, além do cuidado com a comunidade redentorista, sua inserção nas pastorais, movimentos, obras sociais, atividades missionárias e meios de comunicação é testemunhar a sua fé, vivendo a Profissão Religiosa de forma fiel e criativa, testemunhando o amor fraterno e alegria de ser cristão.

Ir. Pedro Magalhães Gomes, C.R.Ss.R




MENSAGEM DO III ENCONTRO NACIONAL DOS IRMÃOS REDENTORISTAS DO BRASIL AOS CONFRADES.

“ANUNCIAR O EVANGELHO DE MODO SEMPRE NOVO, com renovada esperança, corações renovados, estruturas renovadas para a missão”.

Estimados Confrades,

Reunidos em Curitiba-PR., Província de Campo Grande, onde em clima de muita fraternidade e Esperança, realizamos o III Encontro Nacional dos Irmãos Redentoristas, entre os dias 25 a 29 de Julho de 2011, com a presença de Irmãos das várias Unidades Redentoristas do Brasil: Manaus, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Campo Grande. Participaram também os Irmãos da Província do Paraguai e Ir. Jeffrey Rolle, Conselheiro Geral.

Ao tratarmos da Reestruturação e do tema do Sexênio, partilhamos nossas experiências, inquietações e sinais de esperança. Aprofundamos o tema do Jansenismo no tempo de Afonso e o Neo-Jansenismo nos dias atuais, e sobre a Espiritualidade de São Geraldo Majella.

Propomos como Ação Concreta:

À União dos Redentoristas do Brasil, propomos a realização de um Ano Vocacional sobre a vocação do Irmão Redentorista. Poderíamos chamar esse ano de “ANO VOCACIONAL DO IRMÃO”. A proposta será apresentada aos superiores (V) provinciais do Brasil, aos superiores das comunidades e a todos os confrades. Para que haja uma boa preparação, o ANO VOCACIONAL DO IRMÃO poderá ser em 2013. Para isso, é necessário formar uma Comissão envolvendo confrades de todas as unidades.

- Reafirmamos a necessidade de conhecer melhor a pessoa de São Geraldo Majella, suas virtudes, seus limites, seu compromisso com os pobres e de maneira mais real, sua vida.
- Motivar cada vez mais a formação permanente para os religiosos (Estudos e Especializações);
- Assumimos o compromisso de dar maior visibilidade à vocação do irmão apresentando suas potencialidades como missionário redentorista;
- Que no processo formativo se dê enfoque ao Ser Missionário Redentorista;
-Investir na formação em todas as etapas, possibilitando aos formandos estudar em outras unidades, mesmo tendo todas as estruturas favoráveis;
- Integração entre confrades de várias unidades trabalhando juntos na Pastoral de Santuários, Juventude, Meios de Comunicação, Missões Populares e outros desafios do contexto urbano.
- Continuar com os Encontros de Irmãos em nível Provincial, Nacional e Conferência;
- Os Irmãos deverão participar dos eventos interprovinciais.
Que possamos aprender no compromisso cotidiano junto aos mais pobres e abandonados a fortalecer nosso ser Missionário Redentorista.

O IV Encontro Nacional dos Irmãos será na Província de Goiás, no período de 21 a 25 de julho de 2014. Tema: Nossa vida e nossa missão nos tempos atuais.

Somos agradecidos aos confrades e parceiros da missão da Província de Campo Grande pela acolhida fraterna, aos assessores Pe. Joaquim Parron, Provincial de Campo Grande e Pe. Lourenço Kearns, às (V) províncias que apoiaram a participação dos irmãos, aos confrades do Paraguai e ao nosso Ir. Jeffrey Rolle, Conselheiro Geral e nos solidarizamos com o Ir. Jorge Tarachuque, que será enviado em missão para o Suriname.

Na força do testemunho de Fé e Vida de São Geraldo, seguir o Redentor com alegria, discernimento e disponibilidade.



Nosso Fraterno Abraço,
Irmãos Redentoristas do Brasil

Curitiba, 29 de Julho de 2011